CONEXÃO SEM LIMITE

http://www.penhacronicasboselli.com/

Publicado por Cronicas/poesias/reflexões em Sexta-feira, 1 de março de 2019

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

SANGUE ITALIANO


Hora do resgate . O sangue italiano corre de novo pelas veias do Brasil.Os imigrantes retornan de um passado em preto e branco ( momentos que ficaram gravados em fotos de famílias e museus da nossa história ) trazendo de novo aquela esperança de vida nova, com empreitadas bem sucedidas e vitoriosas.
Os navios aportavam em Santos e Rio de Janeiro apinhados de gente e de sonhos.Foram tantas e tantas gerações que se esparramaram pelo Brasil afora ( inclusive minha família,os Boselli  )  fazendo de tudo um pouco para sobreviverem.


Os Boselli foram parar num lote de terra no interior de São Paulo,chamado Itagaçaba. Meu avô plantava uvas e fazia vinhos ( produção pequena ) e minhas tias pelo que sei trabalhavam pra burro na casa, na horta, na cozinha,no celeiro, no terreiro de café e sei lá mais o que. A vida era dura e sem mimimimimi. Nenhum conforto tecnológico.Nada que facilitasse a lida doméstica e da roça, tipo trator, maquinas de aguar, microondas, maquinas de lavar roupa,abajour,máquinas de podar ou colher grãos…Era na força bruta: machado, enxada, foice, cavalo, vaca, bezerro,galinha,milho,café,vinho caseiro, fogão a lenha, linguiça e banha caseira, porco que comia restos de verduras e legumes, lamparina a querosene, alguns cachorros amigos e Deus protegendo e dando saude. As vezes não. Minhas tias se auto medicavam ; uma dava injeção na outra e teve uma que morreu de tétano devido a uma injeção que arruinou. Nem caixa de água com cordinha tinha  pra gente puxar e jogar água no caixote das necessidades ( fossa ) na casinha que ficava lá fora no quintal.
Meu avô e família trabalhavam pra caramba de sol a sol. Lembro de minhas tias acordando de madrugada pra começar a lida da casa. E eu quando ia de ferias, tomava banho de bacia com um monte de linguiça pendurada em cima da cabeça,secando num varal de arame.


Há…os colchões eram feitos com palha de milho e travesseiros com penas de galinha.
Essa vida dura dos imigrantes corre nas veias de todo brasileiro que tem pé e alma na italia. A eleição de Bolsonaro mexeu com a italianada do Brasil e ressuscitou os antepassados que estavam adormecidos na história. Ressuscitou sonhos, desejo de mudanças, vontade de trabalhar duro para vencer e garra para não esmorecer. Espero que tenha ressuscitado também a alegria que - graças a Deus - habita na alma da italianada e que agora precisa ser compartilhada com todo brasileiro desse imenso território nacional.
A parte ruim da história na Itália pode ficar no passado mesmo. : os Imperadores romanos e suas bizarrices cruéis, os facistas e outras aberrações históricas, podem ficar bem longe no tempo, sem chance nenhuma de retornar ( assim espero ) porque será melhor para todos nós e para o Brasil ( tão lindo, tão colorido, tão alegre e tão cheio de esperanças, como mostram as estrelas no céu )


Boselli é “fazedor de sapatos “. Espero que Bolzonaro seja  ( embora já tenha pesquisado no santo google tradutor ) eu quero que seja
“ aquele que trabalha sem medo ” 


"aquele que abre caminhos ”
“ homem honesto “
” cumpridor de promessas “
 

Agora é a vez de pão com macarrão, guardanapo no pescoço e garrafa de vinho tinto.

Mangia che te fa bene !

                                     Maat* 2018 / Maria da Penha Boselli*


terça-feira, 4 de dezembro de 2018

BRASIL DO FUTURO



Finalmente uma luz no fim do túnel..?

Uma luz na lamparina..?
Uma estrela que desponta no horizonte ..?


Um fósforo aceso…que seja !

 

Sim…porque na escuridão, qualquer faísca de pensamento bom já funciona como fosse um fósforo aceso, ou seja, traz luz.
Finalmente ( mesmo que dúvidas pincelem os pensamentos, mesmo que experiências do passado nos amedrontem ) parece que esse caminho é mais seguro que outros que nos levavam ao abismo. Tenho esperança que sim.

Ái  Brasil…tomara que sua exuberância não se perca em mãos criminosas e levianas, nunca mais.
Espero que agora você possa estar nas mãos de almas boas e bem intencionadas. Não quero mais me iludir nem me enganar. Já não tenho mais idade para isso. Quero apenas garantir para futuras gerações, onde incluo filhos e netos, um pais pacífico,dono das suas riquezas e do seu destino.
O ano está acabando…Natal…Ano Novo…A esperança se manifesta no Menino Jesus na manjedoura, na Estrela de Belém e nos três Reis Magos. Manifesta-se também nos corações cheios de Boa Vontade e cansados de ver esse pais atolado na lama e encalhado sem sair do lugar. Agora…para aqueles que erraram, manipularam, roubaram, se falsearam e usaram máscaras ; aqueles que mentiram e se apropriaram do bem alheio, que ignoraram o pobre humilde,desviaram  o lanche da criança faminta e desperdiçaram remédios que podiam curar...Bom…para esses o Ano Novo traz expectativas angustiantes, : dúvidas, incertezas com o futuro, cautela para encarar as pessoas, medo de ficar sem dinheiro, tornozeleiras no pé,medo de ser reconhecido na rua,paura de ir pra cadeia e outras cositas mais que não prometem ano bom.

 

Aqui ser faz aqui se paga ?
Quem semeia vento colhe tempestade ?

Cada um colhe o que semeou ?

 

Não sei. Não posso e não quero julgar.Mas a Justiça existe no Céu e na Terra. E muitas vezes, aquilo que nós humanos perdoamos, o Universo não perdoa.

Meu Brasil vai mudar. Queremos que mude.Oramos e pedimos muito por essa mudança.Que seja uma mudança benigna, que ampare os menos favorecidos com boa educação, suporte médico, justiça sem burocracia e economia estável e solidária.

Será que finalmente nossas florestas vão poder respirar em paz ? Será ? Porque sem recursos naturais ficamos pobres, sem proteção e entregue a própria sorte.

Abençoada floresta Amazônica,abençoado Aquífero Guarani,abençoados rios e cachoeiras, abençoadas minas subterrâneas, e toda vida animal. Essa riqueza não pode ser dilapidada levianamente e nem ser contaminada com venenos químicos que nos adoecem e matam.
 O Brasil precisa de governantes dotados de sabedoria Divina e inteligência Espiritual. Só boa intenção e índole boa é pouco.

          

                                                   Maria da Penha Boselli* / Maat* 2018


domingo, 4 de novembro de 2018

REGENERAÇÃO

REGENERAÇÃO

Hááá Brasil...quanta decepção! Quanta esperança! Quanta indignação!
Quantas tentativas...buscas e saídas,quanta armação!
Hááá Brasil ...mais uma vez a roda gira,tentando trazer a fé e a razão para um povo sofrido,lesado e tolhido,de vida saudável e educação.
Háá Brasil...a esperança voltou renovada ; ânimo,foco e inspiração.
o vermelho agora è passado

o presente,o agora...é regeneração.

                                                                       Maat*2018

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

PEGANDO AS SACOLINHAS

PEGANDO AS SACOLINHAS

Tá chegando a hora de saber quem vai e quem fica.Separar o joio do trigo...se bem que o joio tá tão misturado que fica difícil peneirar.Sempre vão alguns inocentes junto. Depois do dia das escolhas,alguns deles já podem ir arrumando a mochila.Claro que terão que passar antes na sala das sacolinhas. Que nem criança na saida da escola,os elementos devem procurar a respectiva sacolinha que está lá,pendurada em algum lugar,cheia de coisas boas ou restos de lanche,sobras e porcarias. Quem for embora que leve sua sacola,seus pertences e sua história junto.Nem todos pegarão seu saquinho de lembranças. Alguns elementos vão ignorar a sala das sacolas e não vão nem se despedir. As sacolas vão ficar lá,penduradas,esquecidas e cheias de informações mal utilizadas,intenções nebulosas e pertences sem origem definida. Tenho a impressão que, na pressa de sair,alguns deles vão trocar de sacolinhas (intencionalmente ou não ) outros vão “trocar as sacolinhas ‘“ entre si,e outros jurarão que não tem sacola nenhuma pra pegar,que é tudo calúnia e difamação. Por isso,digo que muitas sacolinhas permanecerão lá ; esquecidas,penduradas...até que algum curioso enxerido abra para ver o que tem dentro ou algum faxineiro do recinto passe para pegar e levar ao lixo. Perigo é essas sacolinhas esquecidas irem para alguma empresa de material reciclável. Sabe como é...Em lugares assim,as coisas mudam de forma mas a essência permanece a mesma.
Maria da Penha Boselli* / Maat* 2018


segunda-feira, 15 de outubro de 2018

BRASIL COLORIDO



Vamos falar de cores ?
O Brasil é um pais coloridíssimo. Verdadeira aquarela viva. Temos castanheiras verdes gigantes,sibipirunas,ipes amarelos e brancos,araras azuis vibrantes,e estrelas cimtilantes no céu noturno. Temos também uma lua branca fulgurante que, na sua fase nova,flutua pelo espaço sideral como fosse a esfera da nossa Bandeira.
Somos coloridos por natureza. É evidente,é maravilhoso,é incontestável.
Precisamos ficar atentos para que essas cores não se dissolvam ( na natureza e na bandeira )
Nossos politicos,que só usam terno preto e tem a consciencia embaçada,não entendem nada de cores.E aqueles que tem a alma vermelha também.
O Brasil padece.Está ficando desbotado. A natureza enfraquecida e o povo triste.
Há que se fazer alguma coisa urgente antes que seja tarde demais. Um milagre talvez...não sei.

Do contrário...

sem castanheiras não tem Brasil
sem araras azuis voando não tem Brasil
sem ipes coloridos e sibipirunas não tem Brasil
sem lua branca no céu não tem Brasil
sem estrelas para apontar o caminho, não tem Brasil

sem esperança não tem Brasil



                                                  Maria da Penha Boselli* / Maat* 2018

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

MOMENTO DELICADO


AS PESSOAS ESTÃO ENVOLVIDAS. ENVOLVIDAS PELO FRENESI DO COLETIVO,POR DISPUTAS ECOMOMICAS OU SOCIAIS,POR QUESTÕES PARTIDÁRIAS E IDEOLÓGICAS,POR MOTIVOS RELIGIOSOS OU EGOICOS, ( PENSANDO EM SI MESMAS OU TEMEROSAS PELOS FILHOS ) 
OS INTELECTUAIS SE ESPAVONEIAM,QUERENDO UM TER A CAUDA MAIS COLORIDA E BRILHANTE DO QUE O OUTRO.REPORTERES DISPUTAM FAISCAS ENTRE SI,EM INTERVALOS CURTOS DA MIDIA,PARA SATISFAZER O EGO INTELECTUAL E GARANTIR EMPREGO. 
O TURBILHÃO COMPETITIVO E CONFLITUOSO ROLA DESCONTROLADO EM TODAS AS SITUAÇÕES DO DIA : no happy hour,na macarronada de domingo,na reunião do escritório,na mídia,e nas entrevistas politicas. 
O MOMENTO É DELICADO. : OS INTELECTUAIS TORNAM-SE REPETITIVOS E CHATOS,A MIDIA MENTE,AS PESQUISAS MENTEM,A FALSIDADE PERMEIA TODOS OS RECONDITOS DO PAIS E O BRASILEIRO FINCA PÉ NA ESPERANÇA ; QUE "NUNCA MORRE MAS TAMBÉM NÃO AVANÇA " 
Oooooo ...misericordia...
A melhor maneira de nos mantermos equilibrados sem sermos arrastados pela correnteza insana, é cuidando do nosso emocional e mental. Manter afastamento absoluto desse papo chato de intelectuais de visão cega e limitada,que só enxergam o que veem na ponta do nariz.São todos TROUXAS ( vide Harry Potter )
Filtrar informações da mídia ( de todo tipo ) pode nos ajudar e muito . Sabe por que ? Porque no dia a dia de nossas vidas sentimos na pele o que está certo e o que está errado,na nossa vivencia cotidiana aprendemos a separar o joio do trigo e a sabedoria adquirida com o passar dos anos nos mostra o caminho. 
                                             Maria da Penha Boselli* / Maat* 2018

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

VERDE AMARELO AZUL
verde amarelo azul
tento fazer um trabalho diferente,bizarro,exòtico mas as cores insistem em se manifestar em verde ,amarelo  azul
amo todas as cores,mas nesse momento histórico, o vermelho está manchado,nebuloso,impregnado de vibrações nefastas,portanto incompatível com minhas energias criativas
então aceito com sabedoria o que se manifesta nas minhas creações:

verde amarelo azul...

verde amarelo azul ...
e por aí vai


                                                    Maria da Penha Boselli* / Maat* 2018


COMPASSO DE ESPERA

COMPASSO DE ESPERA
Enquanto a porpeta não assa...
enquanto o caldo do capeletti não ferve...
enquanto o café não coa...
Façamos poesia que eleve nossos pensamentos bem acima daqueles que tem sede ilimitada de poder
saber esperar é uma arte



                                                  Maria da Penha Boselli* / Maat* 2018

DELÍRIO VERDE E AMARELO

DELÍRIO VERDE E AMARELO

Acho que estou sendo obsediada por espiritos que vibram verde e amarelo. Sou uma cidadã Cósmica ( portanto sem definições de familia tipo sou Terráquea,sou Marciana,sou Jupiteriana .... ) Sou do Universo e ponto. Mas o Universo inteiro tem me bombardeado com vibrações em verde e amarelo,colocando-me limites bem nítidos tipo: nasci aqui,escolhi esse lugar,esse planeta e esse pais. Portanto,deduzo nas minhas meditações que tenho alguns compromissos kármicos com essa Nação. E um deles talves seja de estar aqui e agora,escrevendo esse texto.
Para voces terem uma idéia,aonde vou,vejo flores com a cor da bandeira brasileira tipo girassois,samanbaias,orquideas brancas... por sorte,de vez enquando pipocam algumas araras azuis. Menos mal porque pensei estar enlouquecida. Ainda agora quando fui lavar louça na pia, me dei conta de que meu avental tem estampa de flores verdes e amarelas. Bom…pensemos assim : se a estrada está pintada de verde nas arvores,amarelas nos girassois,branca nos ipes e azul nas araras que voam livres po aí....quem sou eu para questionar as obras de Deus ?
Assim é e Assim será




                                                   Maria da Penha Boselli* / Maat* 2108

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

O BRASIL QUE EU QUERO



NÃO SEI SE É VERDE E AMARELO...
sei que é primavera
 

não sei se é vermelho...
sei que é primavera
 

Sei que o céu é azul,as matas são verdes,e o ouro amarelo
sei que é primavera
 

quem está com o coração em sintonia com as energias da natureza vai colher todos os benefícios da primavera: cores novas,regeneração,vida colorida,ressurreição e novo ponto de partida. Porque a primavera deixa o passado para tras,e com muita sabedoria nos dá a chance de recomeçar.
 

é a roda girando no ciclo da vida

                 MARIA DA PENHA BOSELLI* / Maat* 2018

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

A FACA

A FACA

faca afiada
feroz ferroada
faca que fere em busca do òbito
faca que fura e corta confusa
conduzida por mãos cheias de ódio
foi afiada no ressentimento
de gente que acha que tudo pode

a sina da faca ?

mudar um destino que mostra-se òbvio

Maria da Penha Boselli* / Maat* 2018


BRASIL NA RISCA DA FACA

BRASIL NA RISCA DA FACA


E agora ?
 Impasse histórico. Hora de virar a roda do destino,o karma. 
Ou a roda vira para cima ou para baixo. Temos livre arbítrio e o espiritual trabalha pelo bem de todos, porque essa é a lei do Universo,portanto não interfere.
 Ou repetimos as escolhas do passado ( se bem que os tempos são outros, a realidade também ) ou construimos um novo futuro ( usando o passado como cimento )

Tem gente que tem medo do passado, e tem gente que teme a continuidade desses últimos treze anos de governo. 
O brasileiro está perdido,desiludido e cheio de medo. Tem gente especialista em  “usar “esse medo como argamassa para novas esculturas ( tenebrosas por sinal )

Como disse uma vez um certo presidenciável : “forças ocultas "perambulam  por zonas  nebulosas entre o Céu e a Terra.
Tudo fica muito confuso, mal explicado, cheio de indagações que permanecem sem respostas.

É um Grande Jogo ?

Todos fazem parte de um único objetivo ?

Usam mascaras ? 

Fazem parte do mesmo exército embora usem armas diferentes ?

O ódio existe mesmo ? Ou é parte de uma representação teatral ?

Quem é quem ?
O que querem ? Por que estão aqui ?
Qual a cor do coração de cada um ? Verde e amarelo ? Ou a cor do partido?


Sinto como se estivesse presa por cordões transparentes e ocultos que manipulam meus movimentos o tempo todo. Mas isso não é verdade porque  a mente é impenetrável, e o que determina minhas escolhas não é o risco da faca, nem a mídia da televisão.

E você ? 

                                              Maria da Penha Boselli* / Maat* 2018


#QUEM AMA CUIDA

 

Powered By Blogger